Infiltrações Tem Solução sim.

Infiltrações Tem Solução sim.

Infiltrações

As infiltrações são consideradas uma das maiores adversidades que podem ocorrer em uma residência. Isso porque, é um problema silencioso e que pode perdurar durante anos sem que seja percebido.

Se tratando de casas mais antigas, em que as tubulações e encanamentos não são vistoriados há um certo tempo, esses transtornos podem se tornar mais graves com o decorrer do tempo.

No entanto, existem alguns sinais que podem ser analisados e que podem indicar possíveis infiltrações, dentre os principais estão:

  • Umidade e bolhas nas paredes
  • Estufamento do piso
  • Mofos
  • Descascamento ou descoloração das paredes

Ao perceber algum desses indícios, o indicado é procurar por ajuda profissional o mais rápido possível para que a solução seja imediata.

Se tratando de encanamentos antigos, o ideal é a contratação de uma empresa especializada no segmento de Caça Vazamento (que não realize somente a inspeção e localização de vazamentos, mas também de reparação e manutenção, principalmente em tubulações antigas), ou seja, é importante que ela possua experiência, qualificação, habilidades e conhecimentos específicos para solucionar o problema.

Principais contratempos em encanamentos domésticos

Desatenção na troca de encanamento antigo

Itens indispensáveis que fazem parte do composto de uma tubulação, como os tubos, caixa d’água e caixas de gordura, possuem uma longa vida útil.

O tubo de PVC, pode durar por mais de 50 anos, mas não é somente por esse fator, que não se deve atentar ao encanamento como um todo, é preciso verificar com uma certa periodicidade o seu funcionamento, já que, o tempo de uso diário e pequenos descuidos podem gerar na perda da qualidade e durabilidade do encanamento.

Estancamentos e obstruções

Esse é sem dúvidas, a principal razão de entupimentos nas tubulações. Seja resto de comidas eliminadas dentro do ralo da cozinha, papel higiênico descartado no vaso sanitário ou fios de cabelos no ralo da pia do banheiro.

Esses problemas podem ser evitados através de boas práticas de conduta, manutenção e limpeza periódica. É fundamental estar sempre atento aos pequenos sinais de entupimentos, a fim de se preservar de danos piores.

Qual o melhor momento para realizar uma manutenção periódica?

  • É sinal de que os canos necessitam de limpeza, quando a água da torneira ou do chuveiro, estão muito turvas.
  • Mau cheiro nas pias e ralos
  • O uso contínuo de um desentupidor em uma pia, por um curto espaço de tempo
  • Regresso da água nos ralos ou nos vasos sanitários
  • Surgimento de pragas sem nenhum motivo aparente (com frequência)

Afinal, qual é o tempo de vida útil do encanamento?

A vida útil de qualquer objeto, acessório, elemento ou construção, depende do tipo de material que foi utilizado para a sua composição.

Tubos de PVC

Usados na maioria das construções, os tubos de PVC são recomendados para o abastecimento de esgotos e de água. Isso porque, são totalmente firmes e resistentes à corrosão e o seu custo de manutenção é baixo. Possuem em média, cerca de 25 anos de duração, devido a sua flexibilidade e resistência a fatores externos.

Tubos Metálicos

Geralmente, são produzidos por aço galvanizado e utilizados principalmente em construções de prédios comerciais, justamente por sua alta durabilidade e resistência.

Duram cerca de 20 anos e a sua utilização é indicado para tubulações de incêndios e imóveis altos.

Tubos de Cobre

Por possuir grande estabilidade química, os tubos de cobre são excelentes para encanamentos de água quente.

Dentre os mencionados anteriormente, os canos de cobre duram por muito mais tempo do que os demais, chegando a até 80 anos de vida útil, claro, sendo manuseado e preservado em condições certas e adequadas.

Conclusão

Para aumentar de forma significativa o tempo de vida útil de um encanamento, é preciso acondicioná-lo e preservá-lo em ambientes que disponham de condições específicas e convenientes, através de manutenções simples, que garantam a sua conservação.