Infiltrações – Como surgem e como evitar

Infiltrações são com certeza, uma grande controvérsia para toda e qualquer residência, podendo causar enormes problemas significativos. É importante salientar que: evitar a propagação de umidade é muito mais simples do que combatê-la.
Danos mais comuns
A impermeabilização precisa ser feita durante a construção da estrutura. Desse modo, o material fica protegido e sua durabilidade permanecerá por muitos anos.
Entretanto, soluções mais tradicionais não se aplicam a processos definitivos e grandes edificações ainda são feitas com aplicações não adequadas (onde mesmo estando impermeabilizadas, podem estar com infiltrações).
Quando um ambiente não é impermeabilizada de maneira adequada, a mesma estará sujeita a incidências de umidade, podendo causar a formação de mofos, degradação da argamassa, problemas estéticos e doenças respiratórias.
É muito difícil a recuperação de uma parede depois da mesma estar danificada pela umidade da água.
Para garantir de fato que o imóvel seja protegido, é fundamental providenciar um projeto de impermeabilização associado ao responsável por toda a obra.
Como evitar incômodos e prejuízos causados pelas infiltrações?
1 – Faça uma inspeção nos principais focos, verifique calhas, pisos, lajes e tetos.
2 – Faça a vedação das portas e janelas (tal procedimento utiliza vários tipos de produtos específicos como a argamassa, espuma ou silicone. Informe-se com um especialista e veja qual deles se encaixa ao seu problema).
3- Realize uma manutenção, a princípio, de forma periódica. Mesmo se o seu caso tiver sido resolvido, todos os imóveis estão sujeitos à depreciação, por isso, faça uma revisão e contenha o surgimento de falhas.
4 – Impermeabilização: Ela pode ser feita em paredes, pisos, tetos e lajes, claro, se aplicadas corretamente, a fim de evitar corrosão de armaduras e infiltrações. Consultar uma empresa profissional é a maneira mais segura.
Impermeabilização e dispositivo anti-infiltração
A solução de problemas com relação a vazamentos/infiltrações, é a Impermeabilização. O processo de impermeabilizar o ambiente é que traz garantia de proteção e conforto para o morador. Sendo um dos cuidados necessários para a segurança do imóvel, propriamente dito, devendo ser levado a sério.
É uma questão de grande relevância, já que as infiltrações podem provocar o desgaste de materiais e falhas nas estruturas, muitas vezes comprometendo todo o imóvel.
No entanto, realizar uma impermeabilização é necessário ter conhecimento técnico e os produtos que serão aplicados devem seguir padrões rígidos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Dica: O equipamento de anti-infiltração, tem como objetivo captar águas que sejam provenientes de uma possível infiltração localizado entre o piso e o sistema de impermeabilização, que conduz seus fluxos para o interior da caixa sifonada, impedindo que a infiltração passe para a parte inferior da laje ou do terreno.
É aplicado de forma integrada ao corpo da caixa sifonada, no momento da impermeabilização dos contra-pisos de banheiros, garagens, terraços, varandas e áreas de serviço.
Por que impermeabilizar?
É comprovado que o aumento da melhora da saúde, da edificação e do morador, são visíveis.
Um ambiente seco, favorável e limpo contribui integralmente para a qualidade de vida das pessoas, que acabam ficando menos propícias a desenvolver doenças patológicas.
Em um local onde não há a impermeabilização, a água infiltra facilmente, podendo danificar o concreto, reboco, pintura e pisos.
O ambiente poderá apresentar mal cheiro, manchas, descascamentos e pinturas com bolhas. Um indivíduo que habita em um lugar prejudicado, acaba adoecendo.
Doenças como bronquite, rinite, asma e até quadros mais graves como a pneumonia, são bastante comuns. Idosos e crianças são os que mais sofrem com as más condições de imóveis.
Ao contratar uma empresa de caça vazamento deve-se:
• A buscar uma empresa que atua nesse tipo de segmento, certifique-se quanto à realização de uma vistoria gratuita para avaliação de áreas que possivelmente apresentem vazamentos.
• Exija que a empresa contratada, ofereça garantias caso as infiltrações voltarem a
aparecer, ou até mesmo se o trabalho não for bem executado, causando qualquer outra divergência.
• Antes de contratar uma empresa, peça para ver o registro no CREA e o atestado de treinamento específico, como a NR 35 (Norma de segurança relacionada a trabalhos em altura).
• É fundamental que os produtos impermeabilizantes utilizados sigam as Normas Técnicas da ABNT.
Obs. Uma empresa especializada em caça vazamentos, é a mais indicada por especialistas.
Conclusão
Durante toda e qualquer construção, seja da mais simples a mais complexa, tudo depende da qualidade dos materiais utilizados durante o projeto.
Para reduzir os custos de uma obra, geralmente são usados produtos baratos de marcas desconhecidas no mercado. Nesse sentido, o ditado popular “o barato sai caro”, se torna bastante verdadeiro.
Logo surgem as infiltrações, que causam terríveis danos estruturais, danificando permanentemente todo o imóvel, deixando tijolos e concretos ainda mais fragilizados, além de comprometer o reboco.
Portanto, ao tomar uma decisão, pesquise bastante na internet e peça recomendações de vizinhos/colegas. Veja os argumentos das pessoas que já fazem uso de determinadas marcas, avaliações de lojas e suas recomendações.
A execução dos serviços com equipes qualificadas e a manutenção periódica, mantém a qualidade e a durabilidade da construção.
Ainda Não Achou seu vazamento de Água?
Chame um especialista agora mesmo!